← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O chal-chal (Allophylus edulis) é uma árvore da família Sapindaceae, também conhecido como fruta-do-pombo, baga-de-morcego, vacum, vacunzeiro, murta-branca.
O chal-chal pode ser encontrado como árvore ou arbusto, com até 10 metros de altura. A espécie possui tronco ereto, descamante em placas, casca fina, pardo-escura, ramos acinzentados com lenticelas.
Suas folhas são compostas, trifoliadas, apresentando de 10 a 15 centímetros de comprimento, folíolos oblongo-lanceolados, glabros ou pubescentes próximo às nervuras principais, margem serreada, ápice acuminado, pecíolo com canal bem definido, de 3 a 5 centímetros de comprimento. Inflorescência composta, com ramos centrais mais longos, terminais ou na axila das folhas do ápice dos ramos vegetativos.
As flores do vacum são pediceladas, branco-esverdeadas, de 2 a 5 milímetros de comprimento, enquanto que seus frutos são drupáceos abundantes, ovóides a subesféricos, pequenos, vermelhos, lisos e glabros.
Flor: Agosto a novembro Fruto: Novembro a dezembro
Não disponível no momento.
Sabiás, sanhaços, saíras e trinca-ferros, entre outras.
O chal-chal é uma espécie colonizadora de áreas abertas. No entanto, pode ser encontrado, também, no interior de matas primárias mais preservadas, em capoeiras, capoeirões e em beiras de rio. O vacum ocorre na maioria das formações florestais brasileiras, desde a floresta amazônica até a mata atlântica, bem como em outras formações da América do Sul.
No Rio Grande do Sul ocorre em todas as formações florestais (Sobral et al. 2006).